Bullying,denuncie antes que seja tarde demais...

Olá galerinha!


Com o sucesso da série "13 Reasons Why?" (Os 13 porquês?), na Netflix, fez o público acordar para um assunto sério, que é o bullying sofrido nas escolas, tanto na rede pública, quanto na rede particular.

A série se trata de um estudante do ensino médio, chamado Clay Jensen, que encontra uma caixa na porta de sua casa, contendo sete fitas cacete, que pertencia a Hannah Baker, sua colega que havia cometido suicídio. Nas fitas Hannah Baker explica os treze motivos por ela ter se suicidado, o intuito era que os colegas passassem as fitas de um para o outro, caso contrário as cópias vazariam em público.



A palavra "bullying", vem do inglês, e significa "valentão", e pode se caracterizar em dois tipos:

    •Direto: mais praticados pelos meninos, força física e as atitudes são insultos, apelidos ofensivos por longo período por longo período, comentários racistas, agressões físicas (tapas, empurrões, chutes), extorsão de dinheiro, etc.

   •Indireto: sobre tudo os ataques morais, como espalhar fofoca. inventar mentira, entre outras atitudes que têm como objetivo levar a vítima ao isolamento social.

O objetivo do bullying é sempre intimidar as suas vítimas, gerando comportamento agressivo, problemas de auto-estima, ou até mesmo levando ao suicídio.




Uma pesquisa de 2016, no IBGE, apontou que (46,6 %) algum tipo de bullying e se sentiu humilhado por colegas de colegas de escola, a maioria (39,2 %) afirmou que se sentiu humilhado ás vezes ou raramente e (7,4%) disse que essa humilhação acontece sempre e entre os motivos está a aparência.

Já outra pesquisa de 2014, indicou que a maioria mais pratica bullying, do que sofrem.

E as escolas será que estão levando o assunto a sério? De 1 em cada 10 alunos que sofre ou já sofreu algum tipo de humilhação na escola, e as escolas será que estão tomando as devidas providências?
Na maioria das vezes, as vítimas se sentem intimidadas a pedir ajuda, ou muitas vezes não recebem o socorro necessário.

Muitas vezes, os pais não sabem que os filhos estão passando por isso,como foi o caso de Nyah James, de 14 anos.
O caso ocorreu no país de Gales, em Swansea, após a morte da garota, o seu irmão, Jordan Clements, passou a ameaçar um grupo de garotas que estariam supostamente fazendo bullying com a garota, através de mensagens.


Em umas das mensagens ele falou que elas deveriam ser penduradas ao lado das vacas mortas no açougue, em outra dizia "Vai brincar com o vidro da sua boca.",em uma das mensagens ele culpava as garotas.

"Eu sei o que fizeram. Vocês vão se arrepender pelo resto da vida."

Em resposta a polícia, ele afirmou que havia enviado as ameaças as garotas, quando estava bravo e chateado, ele admitiu ser culpado por duas acusações de assédios e duas acusações de comunicação indecente ou ofensiva.

Jordan foi liberado da sentença, mas deve seguir duas condições: o jovem não podem mais fazer uso das redes sociais e, em situação alguma, deve entrar em contato com as garotas novamente.




Comentários